"Pequenos Grandes Contos de Verdade": o making-of

destaque

Por Isabel Malzoni

Entre fechar o contrato com o autor, Oamul Lu, e o lançarmos a primeira versão do livro-aplicativo “Pequenos Grandes Contos de Verdade” na App Store, foram 18 meses. Entre uma coisa e outra, um processo de desenvolvimento intenso, que partiu do estudo do livro impresso que daria origem ao app e foi se desenrolando pela criação do texto, de cada uma das animações e interatividades, da sonoplastia… Sem falar em testes e mais testes. Entre os muitos aprendizados que fizemos ao longo do processo, agora já é possível dizer, aconteceu o mais importante: a reafirmação, decisão após decisão, dos porquês daquele aplicativo. Afinal, ele é o primeiro lançamento da Caixote, uma editora que nasceu se propondo a usar a tecnologia para criar experiências de leituras instigantes, valorizar as crianças e falar dos valores que queremos para um mundo melhor. Ufa!

screen-shot-2016-09-16-at-2-33-22-pm

 

Os primeiros passos

Éramos três no começo do projeto, antes da entrada dos programadores: Oamul (autor e animador), eu (Isabel Malzoni, a editora do livro) e Per Gustav Hornell (o diretor de arte que criou as interatividades do app. Mais conhecido como Guga). Partimos do livro ilustrado “I Found a Star”, do Oamul, publicado em formato impresso em mandarim e que contém 10 pequenas histórias, cada qual contadas por meio de quatro ilustrações e um parágrafo de texto. Guga e eu escolhemos três daquelas histórias para comporem o primeiro aplicativo. Os critérios: aquelas que fossem baseadas em fatos reais (por isso a “verdade” no título), e que consideramos ter mais potencial de se beneficiar das possibilidades do digital. Mas quando reparamos bem nossos personagens principais – um urso, um pinguim e o Papai Noel -, percebemos que aquelas histórias tinham em comum algo muito mais especial do que nossos critérios iniciais: a solidariedade e o empoderamento.

screen-shot-2016-09-16-at-2-33-37-pm

 

Valores que engrandecem

Os “Pequenos Grandes Contos de Verdade” são grandes porque tratam essencialmente da solidariedade e do poder das atitudes transformadoras. Tem um menino que decide melhorar a vida de um urso triste que vive no zoológico – e para isso vai em busca de um presente que, segundo seu coração, poderia mudar tudo. Tem também a criança que se preocupa com o tamanho da chaminé da sua nova casa porque por ali o Papai Noel não poderia entrar. O espírito natalino precisa ser defendido e, para mim, essa história é inspiradora não apenas porque o menino acredita que pode mudar aquela situação adversa, mas também porque os adultos a quem ele recorre também acreditam. Há ainda a história do monte de pessoas que doaram seu tempo para ajudar pinguins em perigo, e acabaram inventando a maneira mais fofa de salvar vidas que existe. Trabalhamos nas três histórias desse livro-aplicativo sendo continuamente inspirados por elas.

screen-shot-2016-09-16-at-2-33-52-pm

Criando as interatividades

A nossa intenção, desde o início, era usar as possibilidades do digital para contar as histórias de um jeito ainda mais encantador e engajar as crianças. Então fomos criando interatividades ao longo do texto para que os leitores fizessem parte do desenrolar da narrativa e pudessem ainda ajudar os personagens em suas jornadas. Mas atentamos muito para não criar interatividades desnecessárias ou excessivas porque a história era o mais importante, e não os botões. É por isso que você pode esfregar os pinguins sujos, aumentar a chaminé que é muito estreita, colher frutas, fazer sucos. Para ajudar. Porque todo mundo precisa de uma forcinha. Aliás, se você gostou e quer dar uma forcinha pra essas histórias chegarem a mais gente, compartilhe! Agora tem até versão gratuita do app*.

screen-shot-2016-09-16-at-2-36-45-pm

*Na versão lite do “Pequenos Grandes Contos de Verdade”, está disponível gratuitamente a história completa da Árvore do Urso. As demais custam $0.99 cada. *** Isabel Malzoni é editora e sócia da Editora Caixote.

Livro de papel x Livro digital: existe mesmo essa disputa?
Últimos posts

Quer receber nossas novidades?

* preenchimento obrigatório
Curta nossa página no Facebook!
Facebook
INSTAGRAM